Atualmente se fala muito sobre a inclusão da criança com necessidades especiais. Especialmente nas escolas e como é difícil e arduo essa missão! Mas essa inclusão começa com todos nós.Quero incentivar a todos a olhar a criança especial e a sua família com amor e aceitação, e sermos solidários. A inclusão começa em nossos corações.Pois sabemos que todos somos especiais, pois não existe nenhuma pessoa exatamente igual a outra. Todos nós temos nossas peculiaridades, habilidades, dificuldades, somos todos diferentes.Espero que em algum lugar com esse blog eu possa ajudar um coração necessitado pois ele está sendo feito com muito amor e carinho!!!
Que Deus abençõe a cada um de nós.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Fique sabendo! O que é Onicofagia?



A onicofagia é o ato compulsivo de roer as unhas. Normalmente as crianças iniciam com esta mania a partir dos três anos e conservam este hábito até os dezoito. Há aqueles que atravessam a vida roendo as unhas. Com este dado já deu para perceber que não é fácil fazer com que a criança e o adolescente deixem de praticar a onicofagia.

O ato de roer as unhas pode estar associado a fatores psicológicos e emocionais como o tédio, o cansaço, o estresse e a ansiedade. Porém, se a criança brinca bastante, tem amiguinhos, se relaciona bem na escola, come bem, dorme bem, enfim, é uma criança sadia este hábito pode ser apenas um experimento e será passageiro, desde que não seja reforçado.
É sabido que tudo que é criticado está sendo reforçado.
Dependendo da criança ela pode perceber que tem  atenção demasiada dos pais  quando está roendo unhas, mesmo que esta atenção venha em forma de advertência, e ao invés de parar irá roer cada vez com mais frequência.

É importante observar se a criança tem prazer em se machucar, ou seja, rói a unha até se ferir e sair sangue. Neste caso esta criança precisará de ajuda psicológica, pois somente com a interferência dos pais será difícil de ela deixar de roer e de se machucar.


Este hábito de roer unhas faz parte das ações tanto das meninas quanto dos meninos, porém as meninas tendem a deixar de roer na adolescência, em razão da vaidade, e os meninos seguem roendo sempre.

Por este ato estar associado a situações de tensão é aconselhável evitar assistir filmes de suspense ou de terror, desenhos que apresentem fugas e perseguições e tantas outras situações semelhantes.

O chamar a atenção constantemente também não é um bom caminho para que se deixe este mau hábito. O melhor é conversar e explicar os perigos para a saúde que o e estar sempre com a mão na boca pode provocar. Convencendo a criança sobre o lado ruim deste mau hábito será mais fácil de ela mesma se policiar em não colocar a mão na boca.

Como a onicofagia é proveniente de transtornos emocionais dificilmente será abandonada, e na adolescência, no caso das meninas, poderá ser substituída por morder e arrancar a pele dos lábios, morder a tampa da caneta, morder o lápis, ficar enrolando o cabelo e em casos mais preocupantes, em arrancar o cabelo.

Esforços para se tentar remover este hábito devem ser utilizados de forma tranquila e constante. A paciência e a persistência  são os principais ingredientes. A conscientização ajuda muito e o combinar determinados sinais para lembrar a criança também dá resultado, pois assim ela não se sentirá constrangida quando for lembrada e estiver na frente de outras pessoas.

Outro bom recurso é manter as unhas da criança sempre bem cortadas e lixadas para que não fique com pontas mal aparadas estimulando o roer. Também uma boa massagem nas costas no momento em a criança estiver com a mão na boca pode servir de termômetro para perceber se ela está ansiosa.

Enfim, tudo é muito bem-vindo se ajudar a criança a perder o mau hábito de roer as unhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário