As crianças cegas devem ser estimuladas desde cedo no que diz respeito à exploração do sistema háptico (o tato ativo ou em movimento) através de atividades lúdicas, do brinquedo e de brincadeiras. Elas devem desenvolver um conjunto de habilidades táteis e de conceitos básicos que tem a ver com o corpo em movimento, com orientação espacial, coordenação motora, sentido de direção etc. Tudo isto é importante para qualquer criança.
Para a realização da escrita ou leitura em braille, é necessário que a criança conheça convenções, assimile conceitos gerais e específicos, desenvolva habilidades e destreza táteis.
O tato, a destreza tátil e a coordenação bi manual precisam estar bem desenvolvidos, pois tanto a técnica da leitura quanto a escrita das letras dependem de movimentos sincronizados das mãos e da percepção tátil de diferenças, bem sutis.
Para
se alfabetizar uma criança cega é necessário bem mais do que ter um bom
domínio do Sistema Braille. É preciso saber como se dá o processo de
construção do conhecimento por meio da experiência não visual e criar
condições adequadas de acesso aos conteúdos escolares dentro e fora da
sala de aula.
Texto: Alfabetização de alunos usuários do sistema braille
Fonte: Rede Saci
Fonte: Rede Saci
Sem comentários:
Enviar um comentário