Atualmente se fala muito sobre a inclusão da criança com necessidades especiais. Especialmente nas escolas e como é difícil e arduo essa missão! Mas essa inclusão começa com todos nós.Quero incentivar a todos a olhar a criança especial e a sua família com amor e aceitação, e sermos solidários. A inclusão começa em nossos corações.Pois sabemos que todos somos especiais, pois não existe nenhuma pessoa exatamente igual a outra. Todos nós temos nossas peculiaridades, habilidades, dificuldades, somos todos diferentes.Espero que em algum lugar com esse blog eu possa ajudar um coração necessitado pois ele está sendo feito com muito amor e carinho!!!
Que Deus abençõe a cada um de nós.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

É notícia!

 Folha de Londrina 20/02/2012 -- 00h00

Livro aborda terapias que ajudam no TDAH

Reprodução
O livro do psiquiatra Gustavo Teixeira esclarece dúvidas sobre o problema, ajuda a diagnosticar e conhecer as terapias utilizadas no tratamento
 
Crianças e adolescentes inquietos, impulsivos e com dificuldade de concentração podem ser portadores do Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pesquisas recentes revelam que o TDAH é o transtorno mais comum na infância e na adolescência e acomete até 10% da população em idade escolar. Para esclarecer as dúvidas sobre o problema, saber como diagnosticar e conhecer as terapias utilizadas no tratamento, o médico psiquiatra Gustavo Teixeira, lançou o livro ''Desatentos e hiperativos: manual para alunos, pais e professores'' (Editora Best Seller).

De acordo com o psiquiatra especialista em saúde mental infantil, portadores de TDAH apresentam dificuldade nas funções executivas do cérebro e, com isso, a capacidade de organização e a disciplina são prejudicadas. ''Pais e professores desempenham um papel fundamental no tratamento e devem ficar atentos aos problemas de aprendizado ou de relacionamento social dos filhos e alunos'', explica. A obra, destinada a pais, professores e portadores, aborda também as causas, os prejuízos ao longo da vida, as técnicas e orientações eficientes de tratamento para ajudar crianças e adolescentes com TDAH em casa e na escola.

Combinação de sintomas

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Pesquisas apontam que o TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3% a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
Fernanda Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário