Atualmente se fala muito sobre a inclusão da criança com necessidades especiais. Especialmente nas escolas e como é difícil e arduo essa missão! Mas essa inclusão começa com todos nós.Quero incentivar a todos a olhar a criança especial e a sua família com amor e aceitação, e sermos solidários. A inclusão começa em nossos corações.Pois sabemos que todos somos especiais, pois não existe nenhuma pessoa exatamente igual a outra. Todos nós temos nossas peculiaridades, habilidades, dificuldades, somos todos diferentes.Espero que em algum lugar com esse blog eu possa ajudar um coração necessitado pois ele está sendo feito com muito amor e carinho!!!
Que Deus abençõe a cada um de nós.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sons da Vida!







Como funciona a audição?

Você sabe como percebemos os estímulos sonoros?


O som é um fenômeno físico, onde ocorre a transformação da energia em um determinado meio. Essa energia é transmitida como ondas sonoras, que trazem a informação de diferentes frequências. Quando falamos, produzimos diferentes sons. Estes sons serão conduzidos pelo ar e a informação será captada pelo pavilhão auditivo. Nossas orelhas possuem configurações anatômicas que permitem receber a informação e identificar a sua direção. 


A onda sonora é conduzida pelo conduto auditivo até a membrana timpânica. Ao chegar na membrana, a informação produzirá uma vibração, que será transmitida aos ossículos, os menores ossos do nosso corpo: martelo, bigorna e estribo. 


Esses ossos transmitem a informação para a cóclea. A cóclea é o órgão sensorial da audição. É nesta estrutura que a onda sonora é transformada numa informação que será conduzida pelo nervo auditivo até as estruturas responsáveis pela sua decodificação e atribuição de sentido. Na cóclea, a vibração da onda sonora faz com que se movimentem os líquidos existentes na sua estrutura. Essa movimentação faz com que as células da orelha interna se despolarizem e estimulem o nervo auditivo. Esta informação será transmitida pelas vias auditivas até o cérebro, e então será processada, de maneira a torná-la tal qual nós a escutamos. 


Veja abaixo a ilustração do caminho do som:

orelha
1. Meato Acústico
2. Membrana Timpânica
3. Martelo
4. Bigorna
5. Estribo
6. Janela redonda
7. Tuba Auditiva
8. Cóclea
9. Nervo Auditivo

Teste auditivo

O teste de audição é realizado usando-se o audiômetro. O teste mede de forma precisa a extensão da perda auditiva. Como a perda pode ser diferente em cada uma das orelhas, estas são testadas separadamente com fones. Tanto a percepção dos sons como o entendimento da fala são avaliados.
Faixa de fala
A fala consiste em vogais e consoantes em diferentes frequências e intensidades. Uma orelha saudável registra esses sons. Quando há perda auditiva, é preciso maior intensidade para ouvir esses sons. Dependendo do grau e da progressão da perda auditiva, esses elementos da fala são menos intensos que o limiar de audição e deixam de ser audíveis, pelo menos quando falados em intensidade natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário