Atualmente se fala muito sobre a inclusão da criança com necessidades especiais. Especialmente nas escolas e como é difícil e arduo essa missão! Mas essa inclusão começa com todos nós.Quero incentivar a todos a olhar a criança especial e a sua família com amor e aceitação, e sermos solidários. A inclusão começa em nossos corações.Pois sabemos que todos somos especiais, pois não existe nenhuma pessoa exatamente igual a outra. Todos nós temos nossas peculiaridades, habilidades, dificuldades, somos todos diferentes.Espero que em algum lugar com esse blog eu possa ajudar um coração necessitado pois ele está sendo feito com muito amor e carinho!!!
Que Deus abençõe a cada um de nós.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nossas Crianças...

           
               Começo por introduzir o conceito de Educação Especial que é o ramo da Educação, que se ocupa pelo atendimento e pela educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas para cada tipo de crianças. A educação especial realiza-se fora do sistema regular de ensino, o que por vezes não é benéfico para elas, pois não se promove o convívio entre estas crianças e as ditas normais.
       As crianças com necessidades especiais são aquelas que requerem certas modificações ou adaptações no programa educacional, a fim de poderem atingir todo seu potencial, de forma a não se sentirem discriminadas. Essas limitações podem resultar de problemas visuais, auditivos, mentais, motores ou de condições ambientais desfavoráveis.

Crianças Invisuais

                 Uma criança invisual é “todo o indivíduo que apresenta um grande deficit visual e que, em alguns casos, pode ser ensinado a ler caracteres impressos, utilizando auxiliares ópticos especialmente no decurso da sua escolaridade". A visão totalmente afetada origina a ausência ou a dificuldade de processamento da informação visual. Como acontece com as outras deficiências, a definição da deficiência visual é mais complicada do que se pode supor.  De um modo geral, estas crianças são classificadas em dois grupos: cegas ou com visão parcial ou reduzida. No entanto, na educação estas crianças têm os sistemas escolares com grande diversidade de métodos.

Crianças - Deficiência Motora
As crianças com deficiência motora são aquelas de têm uma incapacidade física e que, na maioria das cidades, nem têm condições para elas, ou seja, não estão preparadas para ter estas crianças, pois não há infra-estruturas onde possam andar de cadeira de rodas,  e outros probleminhas mais por exemplo.
Crianças com Síndrome de Down

               
           A Síndrome de Down ou Trissomia 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente, está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial, sendo normalmente diagnosticada ao nascer.
As crianças com sindrome têm um maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, apnéia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.
E quero deixar explicito que a síndrome de Down não é uma doença.


Criança - Deficiência Mental
           A criança com deficiência mental é uma pessoa que tem um funcionamento intelectual inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo principalmente nas seguintes áreas de habilidades: comunicação, auto-cuidados, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, aptidões académicas, trabalho, lazer, saúde e segurança.
Crianças Surdas
  Neste artigo refiro a educação para as crianças surdas que é um direito que faz parte das suas condições como ser humano e é o dever de educar uma exigência das pessoas enquanto adultas, pais e educadores Uma criança surda é como uma criança ouvinte, pois ambas necessitam de se desenvolver: as capacidades linguísticas, emocionais e sociais, sendo imprescindível para o desenvolvimento de uma pessoa.
 . O ramo da medicina que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou traumas físicos nas crianças é a pedriatria. Os aspectos psicológicos do desenvolvimento da personalidade, com presença ou não de transtornos do comportamento, de transtornos emocionais, e/ou presença de neurose infantil, que não as deixa "funcionar" saudavelmente, com a alegria e interesses que lhes são natural - recebem a atenção da Psicologia Clínica Infantil, através da Psicoterapia Lúdica. Os aspectos cognitivos (intelectual e social) é realizada pela Pedagogia (Professores), nas formalidades da vida escolar.

Dados retirados do blog:http://amgr.blogs.sapo.pt/

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