Começo por introduzir o conceito de Educação Especial que é o ramo da Educação, que se ocupa pelo atendimento e pela educação de pessoas com deficiência em instituições
especializadas para cada tipo de crianças. A educação especial
realiza-se fora do sistema regular de ensino, o que por vezes não é
benéfico para elas, pois não se promove o convívio entre estas crianças e
as ditas normais.
As
crianças com necessidades especiais são aquelas que requerem certas
modificações ou adaptações no programa educacional, a fim de poderem
atingir todo seu potencial, de forma a não se sentirem discriminadas.
Essas limitações podem resultar de problemas visuais, auditivos,
mentais, motores ou de condições ambientais desfavoráveis.
Crianças Invisuais
Uma criança invisual é “todo
o indivíduo que apresenta um grande deficit visual e que, em alguns
casos, pode ser ensinado a ler caracteres impressos, utilizando
auxiliares ópticos especialmente no decurso da sua escolaridade". A
visão totalmente afetada origina a ausência ou a dificuldade de
processamento da informação visual. Como acontece com as outras
deficiências, a definição da deficiência visual é mais complicada do que
se pode supor. De um modo geral, estas crianças são classificadas em
dois grupos: cegas ou com visão parcial ou reduzida. No entanto, na
educação estas crianças têm os sistemas escolares com grande diversidade
de métodos.
Crianças - Deficiência Motora
As
crianças com deficiência motora são aquelas de têm uma incapacidade
física e que, na maioria das cidades, nem têm condições para elas, ou
seja, não estão preparadas para ter estas crianças, pois não há
infra-estruturas onde possam andar de cadeira de rodas, e outros probleminhas mais por exemplo.
Crianças com Síndrome de Down
A Síndrome de Down ou Trissomia 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21
extra total ou parcialmente. A síndrome é caracterizada por uma
combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal.
Geralmente, está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial, sendo normalmente diagnosticada ao nascer.
As crianças com sindrome têm um maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, apnéia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.
E quero deixar explicito que a síndrome de Down não é uma doença.
Criança - Deficiência Mental
A
criança com deficiência mental é uma pessoa que tem um funcionamento
intelectual inferior à média, acompanhado de limitações significativas
no funcionamento adaptativo principalmente nas seguintes áreas de
habilidades: comunicação, auto-cuidados, vida doméstica, habilidades
sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários,
auto-suficiência, aptidões académicas, trabalho, lazer, saúde e segurança.
Crianças Surdas
Neste artigo refiro a educação para as crianças surdas que é um direito que faz parte das suas condições como ser humano e é o dever de educar uma exigência das pessoas enquanto adultas, pais e educadores Uma criança surda
é como uma criança ouvinte, pois ambas necessitam de se desenvolver: as
capacidades linguísticas, emocionais e sociais, sendo imprescindível
para o desenvolvimento de uma pessoa.
. O ramo da
medicina que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou traumas
físicos nas crianças é a pedriatria. Os aspectos psicológicos do
desenvolvimento da personalidade, com presença ou não de transtornos do
comportamento, de transtornos emocionais, e/ou presença de neurose
infantil, que não as deixa "funcionar" saudavelmente, com a alegria e
interesses que lhes são natural - recebem a atenção da Psicologia
Clínica Infantil, através da Psicoterapia Lúdica. Os aspectos cognitivos
(intelectual e social) é realizada pela Pedagogia (Professores), nas
formalidades da vida escolar.Dados retirados do blog:http://amgr.blogs.sapo.pt/ |
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