Atualmente se fala muito sobre a inclusão da criança com necessidades especiais. Especialmente nas escolas e como é difícil e arduo essa missão! Mas essa inclusão começa com todos nós.Quero incentivar a todos a olhar a criança especial e a sua família com amor e aceitação, e sermos solidários. A inclusão começa em nossos corações.Pois sabemos que todos somos especiais, pois não existe nenhuma pessoa exatamente igual a outra. Todos nós temos nossas peculiaridades, habilidades, dificuldades, somos todos diferentes.Espero que em algum lugar com esse blog eu possa ajudar um coração necessitado pois ele está sendo feito com muito amor e carinho!!!
Que Deus abençõe a cada um de nós.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Você se Lembra? Revista Época

Sinto orgulho de fazer parte dessa equipe! Escola Municipal Padre Germano Mayer - Arapongas-PR.
 
 
Ninguém fica para trás!
As escolas cuidam de cada aluno, inclusive dos que têm necessidades especiais, e a secretaria cuida de todas as escolas
Rogério Cassimiro/Época
Em 2006, a escola Padre Germano Mayer, em Arapongas, cidade com 100 mil habitantes próxima a Londrina, aceitou o desafio de integrar a sua rotina um grupo de 14 alunos com deficiência auditiva.
Muitos não sabiam Libras, a linguagem de sinais. E, mesmo se soubessem, não adiantaria. Nem diretor nem professores estavam preparados para se comunicar com os novos alunos.
Passados quatro anos, não só os docentes conseguem se comunicar em Libras, mas todos os alunos aprendem a linguagem dos colegas. Alunos com síndrome de Asperger e de Down e deficiências visual e física também foram incluídos nas aulas regulares ali e em outras escolas da rede. “Respeitando as limitações e as necessidades de cada um, todos podem aprender”, diz Cíntia Gasparini Percinoto, diretora da Padre Germano.
De acordo com os resultados do Ideb, índice que mede a qualidade da educação no país, a maioria dos alunos de Arapongas está realmente aprendendo. As 19 escolas avaliadas tiveram média superior a 5,5 – a média do país é 4,6 – e vêm melhorando o desempenho a cada ano.
Uma explicação para o sucesso é a política da Secretaria Municipal de Educação, que cuida de cada escola assim como a Padre Germano cuida de cada aluno. Ela avalia de perto a qualidade do ensino e o ambiente das escolas. Em 2007, todos os funcionários se reuniram para identificar os pontos fracos de cada escola e discutir como melhorá-los. Os novos projetos são anualmente reavaliados pela escola e pela secretaria. Conhecer a fundo os problemas da rede ajudou a identificar onde investir para continuar melhorando. 


Letícia Sorg, de Arapongas, Paraná
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI155536-15366-4,00-EPOCA+DEBATE+COMO+MULTIPLICAR+AS+BOAS+ESCOLAS.html

1 comentário: