Atualmente se fala muito sobre a inclusão da criança com necessidades especiais. Especialmente nas escolas e como é difícil e arduo essa missão! Mas essa inclusão começa com todos nós.Quero incentivar a todos a olhar a criança especial e a sua família com amor e aceitação, e sermos solidários. A inclusão começa em nossos corações.Pois sabemos que todos somos especiais, pois não existe nenhuma pessoa exatamente igual a outra. Todos nós temos nossas peculiaridades, habilidades, dificuldades, somos todos diferentes.Espero que em algum lugar com esse blog eu possa ajudar um coração necessitado pois ele está sendo feito com muito amor e carinho!!!
Que Deus abençõe a cada um de nós.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Você se lembra?


Escola Municipal “Padre Germano Mayer” 
participa do II Seminário de Educação
 Bilíngüe para surdos



A Escola Municipal “Padre Germano Mayer”, entre os dias 22 a 25 de março, participou do II Seminário de Educação Bilíngüe para Surdos, na cidade de Faxinal do Céu, tendo como representante a professora e instrutora de Libras Silvia de Souza.

Esse encontro foi patrocinado pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional/SEED e contou com a presença de instrutores surdos, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e professores que trabalham com alunos surdos.

No conteúdo do seminário constaram oficinas de, Lingüística da Língua de Sinais, Currículo da Educação de Surdos, Histórias Infantis para Crianças Surdas, Letramento Visual e Surdez.

A Escola Municipal “Padre Germano Mayer”, está em processo de inclusão desde o ano de dois mil e seis, e se preocupa em buscar novos conhecimentos, participando de eventos, seminários, congressos, grupo de estudos, pós graduação na área da surdez e Curso de Libras, este último oferecido na própria escola, aberto a professores, funcionários e a toda comunidade.

Na escola também surgiu uma novidade, com grande aceitação pelos alunos, a aula de Libras, ministrada por uma instrutora de Libras, com Pró- Libras a nível superior, nos períodos matutino e vespertino, atendendo aos surdos e ouvintes, enriquecendo assim, a comunicação entre ambos.

Os alunos surdos são atendidos também por instrutora surda, que os ajuda na formação de sua identidade e aquisição da cultura surda e nas aulas de Letramento, onde se trabalha a língua portuguesa através de textos sociais, os dois, em período contraturno.

A Escola Municipal “Padre Germano Mayer”, é uma das poucas escolas inclusivas no Paraná, onde todos os alunos tem aula de Libras e agradece o apoio que vem recebendo da Secretaria Municipal de Educação e do Setor de Educação Especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário